terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

TWI - quando trocar o pneu da moto

     TWI - Tread Wear Indicator ou Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem.
     Existem nos pneus de carros e de motos indicando o momento adeaudo para a troca dos pneus. Quando opneu já está "careca" é que já passou muito da troca.
     O momento da troca ocorre antes.


     Os pneus de Motos possuem TWI na região central e nas laterais, aquele que desgastar primeiro vai indicar o momento da troca. Na figura abaixo o pneu está sem TWI na parte central apesar das laterias ainda parecerem novos.
     Isso normalmente acontece em motos onde o piloto não realiza muitos trajetos em curvas ou sua cidade é plana.

Notem o TWI na parte central e nas laterais.


A espessura do TWI é de 1,6mm, então a sua chegada é anterior ao pneu ficar "careca" sem nenhuma ranhura.


Notem que no pneu abaixo ele já passou do TWI central e nas letrais ainda tem uma boa espessura, está quase para ficar "careca".

     No momento da troca dos pneus é ideal trocar pela mesma marca ou em caso de mudança de Marca trocar o pneu dianteiro e traseiro.
       Essa troca é recomendada porque os desenhos dos pneus variam conforme o modelo e marca do pneu, esse desenhos vão drenar a água da chuva e o desenho do dianteiro ajuda na função do traseiro.
No caso de desenhos diferentes o escoamento é desigual diminuindo assim a efetividade da estabilidade da sua moto nas chuvas.
    Sabemos que nas motos os pneus traseiros sofrem desgaste prematuro quando comparados aos dianteiros. Então lembre-se disso no momento da Troca dos Pneus, uma economia pode ser fatal para sua pilotagem.

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